Não é mais segredo que o marketing digital veio para ficar, e cada vez mais empresas vem se adaptando ao novo modo de se fazer marketing. Para te ajudar nessa jornada, eu separei os melhores sites e ferramentas grátis para quem trabalha com quer começar a trabalhar com marketing digital.

Eu particularmente uso ou já usei todos eles, e estes só estão nesta lista pois me foram muito úteis quando eu estava começando, e espero que lhe sejam também! Vamos lá?

  1. AdJelly

O AdJelly é um site que mostra os tamanhos e resoluções adequados de todas as mídias sociais mais utilizadas no momento. Além de mostrar os tamanhos, eles também disponibilizam de graça templates de Photoshop prontos para serem usados, assim você não precisa se preocupar com configurações na hora de criar sua arte.

https://www.adjelly.com

  1. Canva

O Canva é o melhor amigo do “não-designer”. Ele te permite criar artes e imagens para postar nas mídias sociais de forma muito fácil e intuitiva, sem precisar de grande conhecimento em softwares de design. Para utilizar basta selecionar um modelo pronto dele e personalizar da maneira que preferir.

https://www.canva.com/

  1. MailChimp

Uma das formas mais efetivas de se atingir o seu público alvo é através de e-mail marketing. Para tal você precisa de uma boa ferramenta que te permite enviar e-mails em massa para a sua lista de contatos. Na versão gratuita você tem acesso a diversas funções, templates para usar em suas campanhas e um banco de contatos de até 2.000 nomes.

  1. Visual Hunt

O Visual Hunt é um dos melhores agregadores de banco de imagens que já utilizei, ele vasculha toda a web e lhe traz imagens em alta resolução e sem direitos autorais, assim você pode utilizar da maneira que achar melhor.

https://visualhunt.com/

  1. Pexels

O Pexels funciona da mesma forma que o Visual Hunt, porém ele tem um arsenal próprio de imagens, o que pode limitar um pouco as opções, contudo é tão bom quanto. Vale a pena conferir.

https://www.pexels.com/

  1. Gratisography

O Gratisography é um banco de imagens um pouco diferente, nele você pode encontrar imagens “diferentonas” para utilizar em trabalhos que requerem um pouco mais de descontração, ou até mesmo caso você queria dar um tom um pouco mais despojado na sua campanha. Mas cuidado, as imagens são bastante tradadas, com contraste e brilhos bem alterados, caso você precise de imagens mais cruas eu não aconselharia o Gratisography.

http://gratisography.com/

  1. Behance

Faltou inspiração? O Behance é o lugar certo! Além de ser a maior plataforma de portfólios criativos do mundo, ele também é um ótimo lugar para encontrar algumas amostras grátis. Mas utilize apenas como fonte de inspiração, jamais plagie os trabalhos alheios.

https://www.behance.net/

  1. FlatUiColors

Sempre que eu ia criar algo eu tinha dificuldades de escolher as cores adequadas, quem conhece os programas de edição como Photoshop, Illustrator e Corel Draw sabe que existem uma infinidade de cores. Esse site te ajuda no processo de escolha, ele te dá várias opções de cores pré-definidas e com tons bem bacanas.

http://flatuicolors.com/

  1. Hello Color

O Hello Color é um aplicativo web que te tras várias combinações de cores contrastantes. Nos últimos tempos a utilização de cores que alto grau de contraste tem sido abraçada por designers e produtores de conteúdo como forma de chamar a atenção do público. Para utilizar basta acessar o link e abaixo e ir clicando em qualquer lugar da página, a cada clique você verá uma nova combinação.

http://jxnblk.com/hello-color/?c=efa044

  1. G-Suite da Google

O G-Suite é um combo de ferramentas similares ao Microsoft Office que você pode acessar diretamente no seu navegador. Uma vez que ele é integrado ao Google Drive, você pode armazenar todos os arquivos diretamente na plataforma. Você pode encontrar ferramentas como o Google Apresentações, Google Sheets e Google Docs.

https://www.google.com/docs/about/

  1. WordMark

Sabe quando você tem que escolher uma fonte e fica indeciso pelas várias fontes disponíveis? Esse site vai te ajudar (ou te atrapalhar). Com ele você pode testar diversas fontes ao mesmo tempo, basta colocar o texto e clicar em “Load Fonts” e ele trará o mesmo texto em todas as fontes disponíveis no site.

http://wordmark.it/

  1. Freepik

Este é um dos meus favoritos. O Freepik é um banco gigantesco de vetores e artes, nele é possível encontrar modelos e vetores dos mais variados tipos e gostos. Com este site você poderá criar campanhas e artes muito mais bonitas e chamativas, além de dar um tom mais “profissional” aos seus trabalhos. P.S Não se esqueça de creditar os respectivos criadores, direito autoral é coisa séria e deve ser respeito.

http://www.freepik.com/

  1. Graphic Burger

Graphic Burger é a melhor forma de você apresentar uma ideia, montar apresentações e vender uma ideia. Este site tem uma grande quantidade de mockups gratuitos para você utilizar, escolha o que mais lhe agrada e faça sua ideia se tornar realidade.

http://graphicburger.com/

  1. Dropbox

O Dropbox é uma das ferramentas de armazenamento em nuvem mais conhecidos que existe. Ao criar sua conta você tem direito a 2GB gratuitos de armazenamento para acessar de qualquer lugar do mundo, além da possiblidade de sincronizar diversos computadores, evitando que você perca seus arquivos.

https://www.dropbox.com/

  1. Google Drive

Assim como Dropbox o Google Drive é uma ferramenta poderosa para armazenamento de arquivos. Em sua versão gratuita você tem acesso à 15GB de armazenamento, além de acesso ao G-Sute, pacote de ferramentas do Google, como o Google Docs, Google Sheet e Google Forms.

https://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/drive/using-drive/

  1. Google Forms

Para quem está querendo posicionar sua marca no mundo digital é importante saber o que o seu público pensa de você, e para isso os formulários são muito úteis. O Google Forms é uma ótima ferramenta para criar e compartilhar formulários, além de gerar relatórios com gráficos de fácil visualização ele te permite exportar todos os dados para o Excel.

https://www.google.com/forms/about/

  1. TypeForms

Esta é outra ferramenta gratuita para gerar formulários, porém, ao contrário do Google Forms, esta ferramenta tem uma interface muito mais agradável e moderna ao entrevistado. Apesar de não poder gerar relatórios com gráficos diretamente na plataforma, você pode exportar os dados e utilizar da melhor maneira que lhe convir.

https://www.typeform.com/

  1. Google Analytics

O Google Analytics é a melhor ferramenta que eu conheço para análise de tráfego web, ele te permite analisar fluxos de comportamento em seu site, páginas mais acessadas, dados geográficos dos usuários do seu site e muitas outras informações importantes. Com ele é possível gerar relatórios personalizados para que você tenha os melhores insights para o seu negócio.

https://analytics.google.com/

Espero que você tenha gostado das dicas e que elas lhe sejam muito úteis, caso tenha ficado alguma dúvida peço que não deixe de perguntar. Feedbacks e sugestões de outros temas ou abordagens são muito bem-vindas também!

 

Bônus – Aprenda de graça 😉

Fundamentos de Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais poderosas para analisar tráfego e gerar insights. Contudo, ele pode ser um pouco complicado para quem nunca o utilizou, mas não se preocupe, o pessoal da Google sabe disso e disponibilizou um curso gratuito (feito por eles) para que você aprenda tudo sobre o Analytics. Sabe o que é melhor? Ao final do curso você pode fazer a prova, e caso passe, você pode receber um certificado do próprio que atesta seus conhecimentos. E tudo de graça!

https://analyticsacademy.withgoogle.com/course/1

Hubspot Academy

O HubSpot é uma das grandes referências na área de Marketing Digital. O CEO do grupo cunhou o termo Inbound Marketing, uma metodologia que se baseia no Marketing de Conteúdo e Marketing Digital para gerar mais vendas, e de forma mais barata. Farei um post comentando melhor sobre o Inbound futuramente.

http://academy.hubspot.com/

Facebook Blueprint Learning

Todos nós adoramos o Facebook, e com isso ele se tornou uma ótima plataforma para se trabalhar com marketing, tanto que o Zuckenberg criou ferramentas para nos auxiliar neste processo, mas assim como o Google Analytics, a ferramenta (Facebook Ads) pode ser um desafio para muitos. Esse curso oferece o conhecimento necessário para você entender a plataforma e já fazer o seu primeiro impulsionamento 😉

https://facebook.exceedlms.com/student/catalog#_=_

Bezier

Esse é pra quem sempre quis trabalhar com vetores mas sempre achou um bixo de sete cabeças. Através de uma interface muito agradável e bastante divertida ele te ensina a fazer desenhos vetoriais, assim você pode aprender o básico para se trabalhar com ferramentas como o Adobe Illustrator e CorelDraw.

http://bezier.method.ac/

Share This