5 coisas para NÃO se fazer nas mídias sociais

Como algumas estratégias podem atrair (e fidelizar) clientes?

Nós estamos vivendo na Era de Informação, com alguns toques no celular, podemos nos atualizar sobre tudo que está acontecendo no mundo, compartilhar nossos pensamentos e conversar com qualquer amigo. Tudo isso graças as mídias sociais! Quando iríamos imaginar que elas iriam influenciar tanto em nosso comportamento?

Hoje em dia, para saber se um restaurante novo é bom não precisamos, necessariamente, ir até lá. É só procurar a página do Facebook do lugar e ver as avaliações, tudo isso no conforto da sua casa. E dependendo das estrelas dadas e os comentários feitos, decidimos se vale a pena (ou não) conhecer o lugar!

As mídias sociais se transformaram no espelho das empresas, lá podemos ver o que ela pode oferecer, ler feedbacks de clientes e até interagir. Mas, ao mesmo tempo que temos a oportunidade de estar mais perto do nosso público, há o risco de passar uma imagem negativa que pode afastar os clientes.

Pensando nisso, trazemos uma lista das 5 práticas para você abolir das suas mídias sociais e começar a ter um uso muito mais estratégico delas:

01: Não conhecer o seu público

Muitos gestores de mídias sociais acabam não se atentando em definir e coletar informações do seu público, é essencial conhecer onde está o seu cliente, qual sua idade, sua escolaridade, suas preferências e muito mais (Você consegue alguns desses dados na aba “Informações” da fanpage).

Conhecer quem você quer se comunicar é o primeiro passo para ter uma mensagem clara e efetiva. Estudando e definindo quem, de fato, é seu público-alvo te possibilita a criar conteúdo mais personalizado e que desperta interesse, assim atingindo seus clientes!

02: Não ter uma identidade

Temos uma infinidade de opções de marcas para contratar ou consumir, muitas delas com preços e qualidade muito competitivos: Então, como podemos nos diferenciar da concorrência? Ter uma marca definida e bem gerida é a chave para você se destacar!

Identifique sua proposta de valor e demonstre-a através da forma que você se comunica e da sua identidade visual, dessa forma, você começa a chamar mais atenção. Crie posts seguindo uma mesma linguagem, um mesmo estilo de criação e linha de raciocínio.

03: Não ter um planejamento

A ausência de um planejamento nas suas mídias sociais faz com que não haja organização na sua gestão, que possam surgir “ações soltas” ou deixando a página parada, tendo pouca estratégia e sucesso. Para evitar isso, busque definir um objetivo para se alcançar e trace planos de curto a longo prazo.

Dessa forma, você poderá ter ideias inovadoras que serão bem executadas e que busquem atingir sua estratégia. Além disso, você pode definir a periodicidade do seu planejamento e ir medindo a sua eficiência através das métricas (Mais para frente, nosso blog falará sobre isso!), buscando sempre evoluir!

04: Não responder seu público

Demorar para responder mensagens e comentários podem trazer uma imagem muito negativa ao seu público. Se sempre buscamos atender o telefone da empresa ou responder um e-mail o mais rápido possível, nas mídias sociais essa preocupação não deve ser diferente! Ainda mais, com a interatividade, os usuários buscam um atendimento muito mais ágil e personalizado.

Então, esteja sempre atento as interações das suas mídias sociais, busque sempre responder rapidamente e de forma educada, sempre sendo transparente e buscando trazer soluções. Esse tato com seu público demonstra a sua preocupação em tratá-los sempre da melhor forma possível!

05: Não produzir conteúdo

Diariamente, somos bombardeados com anúncios e promoções, e muitas delas se tornam invasivas ou passam desapercebidas. Para concorrer com as demais páginas no “Feed de Notícias” do seu cliente, sua publicação precisa ser relevante!

Não dependa apenas da promoção dos seus produtos ou serviços e nem do compartilhamento de posts de outras páginas, busque usar o Marketing de Conteúdo, forma de atrair seus clientes e potenciais clientes, através de ações que maximizam a sua proposta de valor. Eduque, divirta e engaje seu público, e assim obtenha mais destaque nas mídias sociais!

Trabalhar com mídias sociais é sempre desafiador, os recursos das plataformas está sempre mudando, assim como o comportamento do consumidor. Estar sempre atento as tendências é fundamental para potencializarmos seu negócio! Você utiliza as mídias sociais? Conte para nós quais são seus principais desafios!

Saiba mais sobre produção de conteúdo.

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